Buscar

Prefeito cobra liberação de recursos do programa “Luz Para Todos”

Prefeito Alexandre von e Josias de Araújo

Prefeito Alexandre von e Josias de Araújo

O prefeito Alexandre Von cobrou do presidente da ELETRONORTE e também presidente do Conselho Gestor do Programa Luz Para Todos, Josias Matos de Araújo, a liberação e recursos para a conclusão da 5ª etapa do Programa Luz Para Todos, do governo federal, que deve beneficiar comunidades em Santarém e ainda nos municípios Mojuí dos Campos, Belterra, Juruti e Monte Alegre.

Da obra orçada em R$ 22.974.116,04, foram liberados apenas R$ 1.287.428,35 em abril de 2013, para execução de obras de eletrificação, no ramal de Samaúma. O valor liberado corresponde há apenas 5,6% do montante previsto.

No ano passado, moradores do planalto chegaram a interditar a Rodovia Santarém-Cuiabá, próximo à divisa com o município de Belterra, por reclamarem da demora da liberação de recursos destinados ao programa.

De acordo com o presidente da ELETRONORTE, a liberação dos recursos será tratada em uma reunião agendada para setembro.

PREFEITO SOLICITA PARCERIA PARA A PONTE SOBRE O RIO CURUÁ-UNA

O prefeito Alexandre Von encaminhou ofício, na quinta-feira, 06, ao Diretor Presidente da ELETRONORTE, Josias Matos de Araújo, onde pede a cessão de uma ponte em estrutura metálica desmontável, para ser instalada sobre o rio Curuá-Una. A ponte de madeira desabou há 5 anos, desde então, uma balsa improvisada, tem servido de alternativa na travessia.

O presidente da ELETRONORTE recebeu o ofício e marcou uma reunião em Brasília, para serem definidas as formas de estabelecer as parcerias. A ponte metálica está desmontada na região da Hidrelétrica de Tucuruí, e deve passar por pequenos reparos, antes de ser deslocada para Santarém.

Educação de jovens e adultos promove oficina e capacitação

Foi realizada, na sexta-feira, 07/06, no Teatro Vitória, às 18h30min, a Oficina de Capacitação para professores da Educação de Jovens e Adultos. De acordo com o coordenador da EJA, professor Pedro Célio, o objetivo é buscar subsídios, novas formas e metodologias de avaliar os alunos da Educação de Jovens e Adultos.

De 10 a 14 de junho, às 8h, na escola do Parque Municipal, será realizada a Primeira Capacitação Continuada para professores, alfabetizadores, coordenadores, produtores e interpretes de libras, que vão atuar na Educação de Jovens e Adultos.

CARTÃO SUS ITINERANTE

Começa na próxima segunda-feira, 10, o projeto Cartão SUS Itinerante. O projeto percorrerá todos os bairros da cidade realizando a emissão do documento. Os primeiros usuários do SUS a serem beneficiados são da grande área da Nova República, onde os trabalhos se concentrarão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, a partir das 8h, com a distribuição de 100 (cem) senhas. Para os maiores de 15 anos são necessários cópias e documentos originais do CPF, RG e comprovante de residência, enquanto que para as crianças deve ser apresentada a Certidão de Nascimento com cópia, bem como documentos dos pais ou responsáveis.

SERVIÇO DE PODA NA PRAÇA BARÃO DE SANTAREM

A Divisão de Arborização e Paisagismo da SEMAP está realizando serviço de poda de levantamento nas mangueiras na Praça Barão de Santarém com o objetivo de retirar ervas daninhas e galhos que estavam prejudicando a visibilidade dos condutores e proporcionar um melhor visual paisagístico.

SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO NO TREVO DA CALCINHA

 

Trevo da Calcinha recebe serviço de limpeza e podagem

Trevo da Calcinha recebe serviço de limpeza e podagem

A Divisão de Arborização e Paisagismo da SEMAP realizou serviços de roçagem, capina, poda de levantamento, poda de correção, pintura e limpeza do Trevo da Calcinha, localizado na Trav. Inácio Correa com Rua Adriano Pimentel. A principal finalidade do serviço é proporcionar melhor visibilidade ao condutor e aos pedestres.

SEMSA PROMOVE AÇÕES DE SAÚDE NA COMUNIDADE DE SANTA ROSA

A Secretaria Municipal de Saúde, através da  Assessoria de Planalto, esteve na sexta-feira, 7, com a Unidade Móvel de Saúde na comunidade de Santa Rosa, região do Planalto/Médio Curuá-Una. Ações de saúde e cidadania foram proporcionadas a todos os moradores de Santa Rosa e localidades próximas. Dentre os serviços foram disponibilizados atendimentos de: consultas médicas, de enfermagem, atendimentos odontológicos, coletas de PCCU, emissão do Cartão SUS, teste de glicemia, verificação de pressão arterial e vacinação.

SEMJEL DEFINE ATIVIDADES DO “JOVEM PARK RADICAL”

A Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) está ultimando os preparativos para o evento intitulado “Jovem Park Radical”, que pretende reunir todas as tribos, no próximo dia 13, no Parque Municipal. Com o tema “Diga não às drogas”, o evento quer reforçar junto à juventude o combate às drogas e ao alcoolismo.

Serão cinco horas de diversão para o público jovem com: tirolesa, skate, bike cross, rapel, free step, hip hop, muro de escalada e arvorismo. Arenas serão montadas na pista em frente ao Parque para execução de manobras radicais de bike e skate.  As árvores no entorno do Parque serão usadas para a prática de tirolesa e arvorismo. Uma estrutura de escalada será montada para a turma do rapel. O Sesc estará presente com atividades de lazer.

 GOVERNO E SETRANS INICIAM DIÁLOGO SOBRE PAGAMENTO DE DÍVIDA TRIBUTÁRIA, RENOVAÇÃO DA FROTA E REAJUSTE DA TARIFA 

Alexandre Von e secretários reuniram com empresários do transporte coletivo

Alexandre Von e secretários reuniram com empresários do transporte coletivo

O prefeito Alexandre Von e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (SETRANS) reuniram-se na tarde de quinta-feira, 06, para discutir questões inerentes ao setor: reajuste da tarifa, pagamento da dívida tributária com o ISS, por parte das empresas, e a renovação da frota. De acordo com o SETRANS, o último reajuste ocorreu em maio de 2011. Os empresários alegam que os custos de manutenção com serviços de transporte – combustível, peças e mão de obra – aumentaram nos últimos anos, principalmente com os reajustes aplicados no início deste ano.

O prefeito informou que as demandas estão sendo analisadas tecnicamente e que já existe uma manifestação do Conselho Municipal de Transporte sobre a majoração do preço. No entanto, o governo ainda está amadurecendo a decisão e que ainda não tem números para apresentar sobre o reajuste, mas reafirma que ele tem que ser feito, porque senão pode comprometer o funcionamento do serviço e do sistema.

Alexandre Von ressalta que juntamente com a questão da tarifa é necessário tanto o município, quanto os empresários terem uma posição clara, decisões e acordos a firmar em relação ao recolhimento de dívidas tributárias, sobretudo com o ISS, que é um imposto municipal que incide sobre o valor da passagem, e precisa ser recolhido junto aos cofres da Prefeitura, bem como sobre a necessidade de renovar e modernizar a frota. O prefeito reitera que o município vai continuar o diálogo e o entendimento com o Sindicato e as empresas de transporte coletivo.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS 

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Categorias